Aulas de Guitarra via Skype English Português

Banda de bar

Tocar em bandas de bar é uma alternativa profissional interessante mas na maioria das vezes se torna um complemento financeiro e não a principal fonte de renda do músico. Existe fortemente prós e contras que listo abaixo:

Prós…

Contras…

Muitos podem ser os erros de quem está começando a tocar em bares e formando a primeira banda. Por isso é fundamental uma estratégia de mercado e uma boa logística.

1 – Defina a região onde a banda vai atuar e faça uma pesquisa de mercado.

2 – Escolha o repertório. É fundamental observar alguns parâmetros:

3 – Escolha do casting musical. Essa pode ser a parte mais complexa pois você estará lidando com o imprevisível – o ser humano:

4 – Ensaios. A frequência, o tipo de ensaio, local, etc… deverá ser definido na estratégia da banda. É muito comum uma banda de bar ensaiar ao vivo, mas para músicos menos experientes isso pode ser arriscado. Claro, a informalidade do ambiente de bar faz com que ensaios de performance sejam desnecessários, mas isso não impede que os arranjos musicais possam ser planejados.

5 – Divulgação. Deve-se ter material para demonstração e usar todo o tipo de mídia, se enquadrar no momento, na realidade. De que forma?

6 – Fechando shows. Procure saber quem e como abordar e faça de forma profissional levando o material ideal e se portando de forma coerente. Tente fechar negócio por um preço que julgue justo para ambas as partes e não toque de graça, isso só puxa o mercado pra baixo. Encare a realidade da situação e evite estrelismos, uma banda desconhecida pode ser muito boa, mas só terá espaço com o reconhecimento.

7 – Postura ética-profissional na hora de exercer o trabalho:

8 – Peformance, visual, marca: Bandas que fizeram sucesso são aquelas que criaram uma identidade visual, mesmo que seja uma banda de bar. Ter a roupa e o cenário certos, saber se movimentar e agitar a platéia, ter um logo e design é fundamental para criar a personalidade da banda.

9 – Renovação: todos os tópicos anteriores devem ser sempre revistos, pois uma banda que não se adequa a sua realidade acaba não sobrevivendo. Ir sempre em busca de lugares diferentes para tocar, renovar o repertório, trocar o visual, criar dinamismo e mostrar que está sempre em movimento, evoluindo e indo longe.

10 – Balanço: Uma banda é uma empresa e uma empresa que não se paga, não sobrevive. Deve-se fazer todo o cálculo de despesas X lucros e adequar a estratégia de acordo com o resultado. O que é…

Despesas:

Lucro:

Para aquilo que pode ser medido a matemática é simples.


Se você curtiu essa aula deixe um comentário abaixo e compartilhe na sua linha do tempo do Facebook. Qualquer dúvida acesse a sessão de perguntas do site.


Regras para o Compartilhamento das Aulas do Site

Powered by Facebook Comments

Cadastre seu email

Um link de confirmação foi enviado para o seu email