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Escalas Musicais (Parte 2) – Menores e Simétricas

Olá pessoal, essa aula é a continuação do texto “Escalas Musicais (Parte 1) – Definição”, onde veremos as escalas menores harmônica e melódica, as pentatônicas m6 e M7, a escala diminuta, domdim, tons inteiros, aumentada e outras simétricas.


Escala Menor Harmônica (7 notas) – Historicamente o início da consolidação da idéia de tonalidade começou com a aceitação do trítono (intervalo de 3 tons) dentro do acorde dominante (quinto grau do campo harmônico) e a sua resolução no primeiro grau, criando assim o ciclo tonal.



No campo harmônico menor o quinto grau é um acorde do tipo Tm7, sem trítono. Como forma de criar uma tonalidade menor com estrutura e força proxima a tonalidade maior, mudou-se o quinto grau do campo harmônico menor para um acorde com trítono do tipo T7.

Exemplo:

Escala de Dó menor – C D Eb F G Ab Bb C

Dó menor (acordes do campo harmônico)→   Cm7 | Dm7(b5) | Eb7M | Fm7 | Gm7 | Ab7M | Bb7



Alterando o quinto grau:

Dó menor tonal→   Cm7 | Dm7(b5) | Eb7M | Fm7 | G7 | Ab7M | Bb7



O acorde de Gm7 (G Bb D F) passou a ser G7 (G B D F) e essa alteração também passou a ser usada na escala menor natural, agora chamada de escala menor harmônica.

C menor harmônica – C D Eb F G Ab B C

Analisando a distância entre as notas da Escala Menor Harmônica tiramos a sua fórmula…


Modos da Menor Harmônica – Da mesma forma que temos inversões da escala maior essa possibilidade também é aplicada para a escala menor harmônica.


Aeólio 7M – É o formato sem inversão, possui as mesmas notas da escala menor harmônica na mesma ordem.

Exemplo: C Aeólio 7M = Cm Harmônica→   C   D   Eb   F   G   Ab   B   C

Para determinar as notas de qualquer outra escala Aeólia 7M (menor harmônica) basta respeitar a distância de tons da fórmula acima, por exemplo:

Quais as notas de Mi Aeólio 7M, ou Mi menor harmônica?

E finalmente a nota Ré# + ½ tom retorna para a nota Mi. Então a escala de E menor harmônica tem as notas: E   F#   G   A   B   C   D#.


Lócrio 6M – É a escala menor harmônica começando na segunda nota.

Exemplo: D Lócrio 6M→   D   Eb   F   G   Ab   B   C   D


Para determinar as notas de qualquer outra escala Lócria 6M (primeira inversão da menor harmônica) basta respeitar a distância de tons da fórmula acima, por exemplo:

Quais as notas de Fá Lócrio 6M?

E finalmente a nota Mib + 1 tom retorna para a nota . Então a escala de F Lócrio 6M tem as notas: F Gb Ab Bb Cb D Eb.


Jônico #5 – É a escala menor harmônica começando na terceira nota.

Exemplo: Eb Jônico #5→   Eb   F   G   Ab   B   C   D   Eb


Dórico #4 – É a escala menor harmônica começando na quarta nota.

Exemplo: F Dórico #4→   F   G   Ab   B   C   D   Eb   F


Mixolídio b9 b13 ou Frígio 3M – É a escala menor harmônica começando na quinta nota.

Exemplo: G Mixolídio b9 b13→   G   Ab   B   C   D   Eb   F   G


Lídio #9 – É a escala menor harmônica começando na sexta nota.

Exemplo: Ab Lídio #9→   Ab   B   C   D   Eb   F   G   Ab


Diminuta Harmônica – É a escala menor harmônica começando na sétima nota.

Exemplo: B Diminuta Harmônica→   B   C   D   Eb   F   G   Ab   B


Outros formatos, clique em cima para ampliar:


CAGED 1 e CAGED 2 – 5 desenhos em 5 regiões no braço da guitarra, cada um é construído em torno do formato de um acorde. O Shape 1 em torno do acorde de C, o shape 2 em torno do acorde de A, shape 3 em G, shape 4 em E e shape 5 em D (CAGED). Algumas notas se encontram entre parênteses e oferecem uma alternativa para o desenho.

Simétrico 3 X 3 – É a escala menor harmônica com 6 notas, omite-se em cada shape um dos graus (notas). No shape 1 retira-se a sétima da escala, no shape 2 retira-se a Tônica, no shape 3 a segunda, no shape 4 a terça e assim por diante.

Simétrico 3 X 4 e Simétrico 4 X 3 – A escala completa tocada a cada 2 cordas, repetindo o padrão nas oitavas seguintes. Geralmente repete-se o dedo mínimo nos padrões ascendentes (das cordas graves para as agudas) e o indicador nos descendentes (das cordas agudas para as graves).



Escala Menor Melódica (7 notas) – Como forma de tentar aproximar a tonalidade menor da tonalidade maior criou-se a escala menor melódica que possui as mesmas notas da diatônica (maior) com uma terça menor.

Exemplo:


Dó maior – C   D   E F   G   A   B   C

Dó menor melódica – C   D   Eb F   G   A   B   C

Pode também ser vista como a escala menor natural com a alteração ½ tom acima da sexta e sétima notas.

Dó menor natural – C   D   Eb   F   G   Ab   Bb C

Dó menor melódica – C   D   Eb   F   G   A   B C


Analisando a distância entre as notas da Escala Menor Melódica tiramos a sua fórmula…


Modos da Menor Melódica


Aeólio 6M 7M – É o formato sem inversão, possui as mesmas notas da escala menor melódica na mesma ordem.

Exemplo: C Aeólio 6M 7M = Cm Melódica→   C   D   Eb   F   G   A   B   C


Dórico b9 ou Frígio 6M – É a escala menor melódica começando na segunda nota.

Exemplo: D Dórico b9 D   Eb   F   G   A   B   C   D


Lídio #5 – É a escala menor melódica começando na terceira nota.

Exemplo: Eb Lídio #5→   Eb   F   G   A   B   C   D   Eb


Mixolídio #4 ou Lídio b7 – É a escala menor melódica começando na quarta nota. Essa escala também pode ser chamada de “Overtone”.

Exemplo: F Mixolídio #4→   F   G   A   B   C   D   Eb   F


Mixolídio b13 – É a escala menor melódica começando na quinta nota.

Exemplo: G Mixolídio b13→   G   A   B   C   D   Eb   F   G


Lócrio 9M – É a escala menor melódica começando na sexta nota.

Exemplo: A Lócrio 9M→   A   B   C   D   Eb   F   G   A


Alterada – É a escala menor melódica começando na sétima nota. Também pode ser chamada de “Superlócrio”, ou de Diminished-Whole Tone, pois sua primeira metade parece a escala diminuta (ou DomDim) com   ½   1   ½   1 e a segunda metade parece a escala de tons inteiros com   1   1   1   1.

Exemplo: B Alterada→   B   C   D   Eb   F   G   A   B

Existem muitas maneiras de chegar nas notas que formam a escala alterada, observe:


1 – Escala alterada de C# → C#  D  E  F  G  A  B  C#

Essa escala é idêntica a escala maior de Dó (C D E F G A B C), onde a tônica (C) subiu ½ tom (C#).


2 – Escala alterada de C → C  Db  Eb  Fb  Gb  Ab  Bb  C

É idêntica a escala maior de Dó (C D E F G A B C), onde todos os graus com excessão da tônica cairam ½ tom.


3 – Através do acorde alterado (T7 com combinações de b5, #5, b9, #9).

C#7alt será C#7 (C#   E#=F   B) com as alterações b5 (G), #5 (G =A), b9 (D) e #9 (D =E).


Somando as notas do acorde com as alterações temos…

T + b9 + #9 + Terça + b5 + #5 + Sétima → C# + D + E + F + G + A + B = C escala alterada.


Outros formatos, clique em cima para ampliar:


CAGED 1 e CAGED 2 – 5 desenhos em 5 regiões no braço da guitarra, cada um é construído em torno do formato de um acorde. O Shape 1 em torno do acorde de C, o shape 2 em torno do acorde de A, shape 3 em G, shape 4 em E e shape 5 em D (CAGED).

Simétrico 3 X 3 – É a escala menor melódica com 6 notas, omite-se em cada shape um dos graus (notas). No shape 1 retira-se a sétima da escala, no shape 2 retira-se a Tônica, no shape 3 a segunda, no shape 4 a terça e assim por diante.

Simétrico 3 X 4 e Simétrico 4 X 3 – A escala completa tocada a cada 2 cordas, repetindo o padrão nas oitavas seguintes. Geralmente repete-se o dedo mínimo nos padrões ascendentes (das cordas graves para as agudas) e o indicador nos descendentes (das cordas agudas para as graves).



Escala Pentatônica m6 (5 notas) – Variação modal da pentatônica m7, entrega a intenção dórica e se popularizou bastante no Blues e seus derivados como o rock. Possui as mesmas notas da penta m7 trocando a sétima menor por uma sexta maior.

Exemplo:

Penta de Cm7 – C   Eb   F   G   Bb

Penta de Cm6 – C   Eb   F   G   A

Outros formatos, clique em cima para ampliar:


Escala Pentatônica M7 (5 notas) – Tem característica modal, o Mixolídio, também usada no Blues, rock e músicas regionais. Possui as mesmas notas da penta m7 trocando a terça menor por uma terça maior.

Exemplo:

Penta de Cm7 – C   Eb F   G   Bb

Penta de C7 – C   E F   G   Bb

Outros formatos, clique em cima para ampliar:


Escala Diminuta (8 notas) – Tem formação simétrica e vem da sobreposição de dois acordes diminutos.

Co (C   Eb   Gb   Bbb)   +   Do (D   F   Ab   B) = C   D   Eb   F   Gb   Ab   Bbb   B   C


Pode ser visto também como a soma do acorde diminuto com suas aproximações cromáticas.

Co (C   Eb   Gb   Bbb)

B→ C   |   D→ Eb   |   F→ Gb   |   Ab→ Bbb


Ou ainda como uma escala originada da possibilidade simétrica TOM + SEMITOM.


Na prática só existem 3 escalas diminutas pois a quarta escala será igual a primeira, a quinta será igual a segunda e assim por diante:


Escala de Cdim = Escala de Ebdim = Escala de Gbdim = Escala de Adim

Escala de C#dim = Escala de Edim = Escala de Gdim = Escala de Bbdim

Escala de Ddim = Escala de Fdim = Escala de Abdim = Escala de Bdim



Uma variação da escala diminuta é conhecida como Dominante-Diminuta (8 notas), ou DomDim. Na prática é a mesma escala na primeira inversão, ou SEMITOM + TOM. Seu uso está mais associado a sua aplicação do que necessariamente a sonoridade que fornece. De forma geral usamos a escala diminuta na tônica do acorde diminuto e a escala DomDim na tônica do acorde dominante (T7). É possível também pensar de outra forma usando a escala diminuta na tônica do acorde diminuto e meio tom acima da tônica do acorde dominante. Ou usar a DomDim na tônica do acorde dominante e meio tom abaixo da tônica do acorde diminuto. Qualquer das opções acaba gerando o mesmo resultado.

DomDim:


Exemplo:

CDim – C   D   Eb   F   Gb   Ab   Bbb   B   C

BDomDim – B   C   D   Eb   F   Gb   Ab   Bbb   B

CDim = BDomDim


Aplicação:

Acorde diminuto – Co – Usa-se a escala de CDim ou BDomDim

Acorde dominante – B7 – Usa-se a escala de BDomDim ou Cdim



Escala de Tons Inteiros (Hexafônica – 6 notas) – Também é da categoria das escalas simétricas onde a distância entre as notas da sua estrutura é sempre 1 TOM.


Na prática só existem 2 escalas de tons inteiros pois elas se repetem a cada 1 TOM:

C tons inteiros (TI) = DTI = ETI = F#TI = G#TI = BbTI

C# tons inteiros (TI) = D#TI = FTI = GTI = ATI = BTI


Escala Aumentada (6 notas) – Escala simétrica originada da aproximação cromática das notas do acorde aumentado.

Exemplo:

C(#5) – C   E   G#

Aproximações:

B→ C   |   D#→ E   |   G→ G#

C Aumentada – C   Eb   E   G   G#   B


Na prática essa escala entrega 2 terças (menor e maior), 2 quintas (justa e aumentada) e uma sétima maior.


Existem apenas 4 escalas aumentadas pois…

Caum = Eaum = G#aum

Dbaum = Faum = Aaum

Daum = F#aum = A#aum

Ebaum = Gaum = Baum


Outras variações de escalas existem e são utilizadas, como as pentatônicas modais ou outros tipos de simetria, observe na tabela abaixo o resumo dessas fórmulas:

Simétrica 124:

Simétrica 134:

Para conhecer os desenhos das demais escalas visite no site a “Biblioteca dos Shapes de Escala”.




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