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Fraseados de Fusion

Fusion é a essência da minha linguagem musical, onde consigo entrelaçar minhas influências dentro de um único estilo. Curto muito a liberdade estética e abraço o desafio de alargar as dimensões do meu instrumento e da minha voz. Vou compartilhar um pouco do meu vocabulário e expor minha linha de raciocínio.

FUSION Fraseado 4 – numa referência Blues, acho interessante como a combinação de pentatônicas gera diversos padrões simétricos. Nessa frase uso a penta de Am7, penta de Am6 e penta de A7 criando 3 arpejos com dedilhados simétricos (observe o dedilhado 1231313). O acento de cada arpejo deverá ser executado como 5+2 notas, gerando um shuffle em 7 ao invés do tradicional 6 (ou 1_3).

FUSION Fraseado 3 – o rítmo é um componente crucial do fraseado. Gosto de usar diferentes combinações de divisões, principalmente com número ímpar de notas por tempo, ajuda a criar uma sensação de deslocamento. Essa frase gravei na minha música One Last Day, album HIGH, e usa uma transição crescente e depois decrescente de notas por tempo. Da septina (7 notas por tempo), muda para 8, depois 9 e retorna para 8 e 7. Isso dá uma impressão de aceleração seguida por desaceleração que acho interessante. Outra coisa que uso bastante são os ligados em uma corda com tapping invertido. Isso traz leveza e fluidez ao fraseado.

FUSION Fraseado 2 – costumo usar quintinas como forma de enfatizar certas notas de chegada, nesse caso o D# (quarta aumentada de A Lídio, primeira nota do segundo compasso). A métrica ímpar da quintina ajuda a direcionar o ouvido para a nota característica do modo. A construção dessa frase alterna, a cada compasso, a ênfase entre a tônica do modo (arpejo de A7M) e a nota modal (D#). Costumo inverter a relação com a harmonia, enfatizando o D# sobre o A7M e enfatizando os arpejos de A7M sobre o acorde modal (B/A por exemplo).

FUSION Fraseado 1 – é essencialmente um arpejo de A7M. Uso quintinas pra criar um deslocamento do acento natural da frase, mas encaixo a resolução num tempo forte (tempo 3 ou início do compasso). Executo o string skipping com a palheta e uso rolamento de pestana na casa 14. Como essa frase cobre boa parte da superfície horizontal do braço da guitarra, costumo tocá-la apenas com tônicas em G, Ab, A, Bb, B e C. Também toco a frase em sextinas (altera bastante o feeling), ou começo no tempo 1 eliminando o anacruse.

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